Amplie sua consciência sobre o processo do seu cérebro e aprimore suas funções mentais.
Você já parou para pensar quantas variáveis estão presentes na nossa vida e influenciam o nosso comportamento? Todos somos resultado da integração entre o funcionamento do corpo, da mente, da alma, do ambiente social em que vivemos, das referências que tivemos enquanto crianças, entre outras inúmeras variáveis que ao serem combinadas dão forma A PESSOA que SOMOS.
Essa integração complexa e misteriosa é alvo de curiosidade e estudos desde que o homem se vê como SER em plenas condições de refletir, aprender, escolher, questionar e agir durante a vida.
Não basta ter nascido homem, a humanidade não se dá exclusivamente pelo nascimento, é necessário que ao longo da vida sejamos permeados por educação, crenças, saúde emocional, saúde física, saúde psíquica, saúde espiritual e potência de realização para nos tornarmos maduros e nos qualificarmos como seres humanos cada vez melhores.
Sendo assim, é essencial que a visão sobre o homem e a humanidade seja ampla e conecte muitos pontos simultaneamente. Mas, ao mesmo tempo que queremos entender o todo, o melhor caminho para aprofundar nossos estudos é segmentar temas e mergulhar nosso aprendizado a um nível de profundidade que nos permita coerência e consistência ao integrar diferentes assuntos que combinados nos mostram sentido para a nossa vida.
Neste material vamos falar sobre o Cérebro Triádico ou Tri-Uno que explica como é funcionamento do nosso cérebro nos aspectos de comportamento e função. Vale ressaltar que o cérebro humano é o único órgão que nunca deixa de se desenvolver desde que não deixemos de usá-lo, ele possui inúmeras funções e muitos são os estudos dedicados a entender todas as funções dessa incrível máquina.
Nosso foco aqui será entender a proposta pelo Dr. Waldemar de Gregori que nos apresenta o uso integrado de três regiões do cérebro denominadas:
Direita – Emocional: Associada as funções de sensibilidade, criatividade, visão de futuro, intuição, percepção de si mesmo e do ambiente, motivações, propósitos essenciais e íntimos.
Esquerda – Racional: Associado a funções de inteligência, diagnóstico, processamento, lógico-analítico, conceitos, explicações, conhecimentos, crenças, emoções básicas, formas de linguagem e comunicação.
Central – Operacional: Associada a prática, experiência, instinto, disposição para a ação, resistência física e mental, pragmatismo, organização pessoal, produtividade, eficiência e poder de realização.
As regiões funcionam de forma integrada e simultaneamente entre si, no entanto cada individuo possui uma região dominante, uma subdominante e uma terceira complementar mostrando assim suas principais habilidades e necessidades.
Germanno Fenner no livro Mapas Mentais – Potencializando Ideias, afirma que aprender e agir com desenvoltura aplicando as três regiões do cérebro nos leva a resultados muito melhores. Em outras palavras para que tenhamos melhor desempenho, é necessário que exista harmonia, equilíbrio e integração entre as três regiões.
As funções (emocional, racional e operacional) ordenadas sequencialmente formam um Ciclo Mental ou Cibernético de Feedback que são semelhantes a programas de software, já que organizam redes neuronais para sentir/ criar, pensar/perceber e planificar/ concretizar. O funcionamento de cada região e a ciclagem adequada levam a conscientização sobre si mesmo e impulsionam nosso desenvolvimento frente aos desafios e momentos decisivos que vivenciamos.
Para colocarmos essa teoria na prática sugerimos a realização do exercício da Relação do Quociente Mental desenvolvido pelo Dr. Waldemar de Gregori.
Clique aqui para acessar o questionário RQM com 27 itens que mensura o funcionamento de cada região do seu cérebro, a ciclagem mental e Dinâmicas da personalidade.
Se você quiser um mergulho ainda mais profundo, clique aqui e acesse um exercício mais detalhado com 81 questões. Nessa versão você receberá resultados do RQM associados a outras ferramentas como Inteligências Múltiplas, Elementos Chineses para sua Saúde e Potencialidades para Planejamento SMART.
Ambas as ferramentas foram desenvolvidas no Mundo CERES e são ultra personalizadas para apoiar você na busca de sentido e conhecimento de si mesmo.
INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE OS RESULTADOS DO RQM
Após preencher o questionário, observe a pontuação final de cada hemisfério e a ordem de acordo com sua dominância da seguinte forma:
O hemisfério com maior pontuação é o dominante.
O hemisfério com segunda maior pontuação é o subdominante.
O hemisfério com menor pontuação é o complementar.
Um funcionamento adequado dos três hemisférios apresenta pontuação maior na emoção, em seguida na razão e menor pontuação na operação. Essa ordem (anti-horária) indica equilíbrio e melhor desempenho das funções.
É comum que a pontuação média em cada hemisférios gire entorno de 28 e 35 pontos.
- Resultados abaixo de 27 pontos são considerados fracos, sendo 9 a pontuação mínima.
- Resultados acima de 36 pontos são considerados fortes, sendo 45 a pontuação máxima.
O funcionamento recomendado para haver predominância de um dos hemisférios é que exista uma diferença para o subdominante de 2 a 4 pontos. Assim permite que você não “confunda” as respostas de uma área com a outra.
Quando ocorre resultado inferior a 2 pontos entre os hemisférios a ferramenta está sinalizando que você está vivendo um impasse, ou seja, considera-se que há uma sobreposição entre áreas perdendo a importante característica de sequenciamento entre hemisfério dominante, subdominante e complementar.
Mais de 07 pontos de diferença entre hemisférios complementar e dominante, indica que há uma ruptura entre partes e consequentemente um desequilíbrio no funcionamento da ciclagem mental. O feedback do ciclo não ocorre e esta interrupção gera bloqueio das habilidades associadas ao hemisfério desconectado.
Ao identificar os resultados você poderá refletir sobre suas potencialidades, possíveis deficiências, sua atual circunstância, os pontos que impulsionam sua vida e principalmente aqueles que você pode ajustar para se tornar uma pessoa mais alinhada a sua essência, mais madura, conhecedora de suas reais motivações e conscienciosa sobre quem você quer ser e qual o seu poder de realização.
Após receber seus resultados, você poderá nos contatar e obter informações para receber um apoio personalizado com estratégias que irão te apoiar em correções e principalmente em ampliar o seu desempenho e consciência diante da sua vida.
Referências:
FENNER, G. Mapas Mentais: Potencializando Ideas. Rio de Janeiro: Brasport, 2017
GREGORI, W. Proporcionalismo ou Caos. Não há Inocentes.
GREGORI, W; VOLPATO, E. Capital Tricerebral e Administração Sistêmica. 2ed. Brasilia, 2015.