Técnicas para integrar seus Sentidos, Emoções, Razão e Realização são importantes para ter energia de cumprir suas visões.
Basta buscar no Google o assunto metas para obter mais de milhares de fontes explicando variados métodos para escrever, organizar e realizar seus objetivos. Será então que basta seguir o passo a passo de alguma dessas opções para concretizar seus sonhos e se sentir feliz?
A resposta para essa pergunta é NÃO. Um bom método é muito importante, mas COMO VOCÊ define suas metas serão os fatores determinantes para obter sucesso. Ao considerar a sua pluralidade, ou seja, quais sentidos, emoções, ambições, entre outras motivações você tem e/ou quer desenvolver para sair do ponto que está e alcançar aquilo que deseja.
Dito isso, a primeira reflexão que deve ser considerada quando falamos sobre metas é se você sabe o que realmente quer e porque quer. Uma pessoa com consciência do resultado que quer alcançar é um grande começo em um plano de metas, mas para conseguir persistir e realmente tornar uma meta em realidade é necessário ter uma visão ampla e profunda sobre o que os resultados verdadeiramente irão representar para você.
Embora esses passos pareçam trabalhosos, eles são essenciais no amadurecimento de como você conseguirá alcançar as suas metas. Não se trata de fazer uma tese extensa e cansativa, mas quem escolhe alcançar um objetivo precisa se conectar aos reais motivadores daquilo que está desejando, ou seja, precisa detalhar de forma coerente o ponto de partida, o caminho a ser trilhado e as consequências dos resultados alcançados. Além disso, ao realizar essa apuração você poderá identificar sua disposição para enfrentar cenários desconhecidos e principalmente desconfortáveis sem os quais não é possível chegar aos resultados esperados.
Um exemplo clássico, é a meta que muitas pessoas estabelecem sobre emagrecer. Existem inúmeros motivos racionais e emocionais que guiam a nossa mente na constatação de que emagrecer fará bem para a nossa SAÚDE e trará ganhos significativos para a vida. Ao emagrecer alcançaremos melhor percepção e controle do corpo, melhoria da qualidade do sono, melhoria nas funções hormonais do organismo, diminuição dos riscos em problemas de saúde em longo prazo, sentimento de que você está colocando mais beleza em sua vida, entre muitas outras que podem ser enumeradas. Então por que será que um grande número de pessoas não conseguem alcançar essa meta mesmo tendo consciência do tanto de benefícios que irão conquistar?
A dificuldade muitas vezes está no enfrentamento das circunstâncias exigidas para alcançar a meta, por isso, um bom plano de metas considera aprofundar os motivadores e as etapas a serem cumpridas antes de começar a execução. O grande objetivo é fortalecer a determinação e a disciplina tão necessárias quando perseguimos um objetivo que representa um desafio para você. Veja, se você acha que é simples emagrecer e incluir comportamentos em seu dia a dia que façam com que você alcance esse objetivo, isso não pode ser uma meta para você. Meta é tudo aquilo que exige alto desempenho para ser alcançado e predispõe uma necessidade de vencer algum obstáculo.
Vamos ao exemplo do mundo corporativo em que todo funcionário que recebe metas precisará enfrentar todo e qualquer obstáculo para cumprir os objetivos estabelecidos para seu cargo. Tais metas irão requerer ações que contribuem com a estratégia da empresa sem abrir mão de comportamentos alinhados a cultura daquele ambiente. Então ao alcançar ou superar um conjunto de metas no mundo corporativo o profissional demonstra seu engajamento com a empresa por meio de sua atuação e passa a ser visto como alguém apto a receber da empresa um importante reconhecimento pelo trabalho realizado e consequentemente visibilidade para sua progressão de carreira e melhoria de ganhos financeiros.
Neste cenário, as empresas não estabelecem como metas resultados que sabem ser fáceis de serem alcançados, pelo contrário, a definição de uma meta comumente deve representar um grande desafio, que ao ser vencido vai elevar o patamar da empresa e do profissional. Sendo assim, ao estabelecer um plano de metas pessoais você deve adotar a estratégia de estabelecer como alvo o que realmente é importante para a sua vida, que ainda não foi realizado e poderá te oferecer ganhos significativos se for alcançado.
Agora que esclarecemos o conceito do que representa uma meta podemos seguir para a importante etapa sobre como preparar um plano de metas com consistência e adequado a sua realidade. Para isso, sugerimos que você use a metodologia S.M.A.R.T que é considerada uma poderosa técnica utilizada para validar qualquer objetivo e auxiliar no planejamento de maneira eficiente. S.M.A.R.T é um acrônimo, ou seja, palavra formada pelas iniciais, de um termo em inglês: Specific, Menssurable, Achievable, Relevant, Time-based:
Vamos descrever cada um desses aspectos e aprender como aplicá-los:
Specifc / Específica
Pense no que você quer e descreva qual é o seu objetivo da forma mais especifica possível. Uma meta bem detalhada potencializa em você condições para alcançar seus objetivos. Para ser específico você precisa detalhar pontos essenciais como:
O que exatamente você quer alcançar?
Quem está envolvido? A meta depende exclusivamente de você ou irá envolver outras pessoas?
Quais etapas você precisa cumprir para alcançar a meta?
Existem obstáculos que podem te desencorajar a cumprir a sua meta?
Em que tempo (momentos do seu dia a dia) você estará dedicado para alcançar a sua meta?
Menssurable / Mensurável
O foco agora é definir qual será a medida que vai te mostrar se você alcançou ou não o seu objetivo. As métricas sobre o “quanto” e o “quando” oferecem um padrão de medição para você respeitar prazos, identificar se o que está fazendo vai colaborar com o objetivo final e acompanhar seu desempenho. Mesmo que sua meta não esteja sendo atingida no tempo previsto, quando ela é mensurável dá para saber se ela está se desenvolvendo bem.
Pense nas seguintes questões:
Como vou saber se a meta foi alcançada? Qual é a medida que devo adotar?
Há custos envolvidos?
Quanto é o meu progresso ao longo do tempo?
Quanto tempo será necessário para atingir cada passo até alcançar o resultado final?
Quando é o momento certo para mensurar se alcancei a meta?
Achievable / Alcançável
O objetivo precisa ser ousado, mas ao mesmo tempo possível de ser alcançado. Seja cuidadoso para não estabelecer algo impossível diante das condições e circunstancias que você dispõe. Ao mesmo tempo essa reflexão deve indicar se você estiver estabelecido algo muito fácil e que tenha certeza que não exigirá de você uma mobilização que vai fazer de você uma pessoa melhor. Preste bem atenção, não tem problemas você querer alcançar objetivos com caminhos fáceis, mas tenha em mente que ao se dedicar a algo realmente desafiador você desenvolve suas capacidades humanas e se torna uma pessoa melhor, pois aprende a ter disciplina e passa a saber lidar com dificuldades.
Pense nas seguintes questões:
Que esforço estou disposto a fazer para alcançar essa meta?
Que ação prática vai me tirar da zona de conforto?
Corro riscos de não alcançar a meta? Se sim, por quais motivos?
Como classifico essa meta?
( ) Fácil
( ) Mediana
( ) Ousada
( ) Impossível de ser atingida
Lembre-se: Um bom plano de metas não vai ter mais do que 3 ou 4 metas ousadas. Caso você tenha, reveja o seu plano
Relevant / Relevante
Descreva o porque essa meta é relevante para você e reflita sobre como ela contribui com o seu propósito de vida. Você precisa refletir de forma realista o quanto alcançar essa meta é importante para você, além de constatar se a motivação em assumir a meta é algo do seu intimo ou está relacionado a algo para atender expectativas que lá no fundo você não valoriza. Esse exame de consciência e consistência é um fator chave, pois de nada adianta ter uma meta que vai te trazer benefícios, mas não está alinhada aos reais desejos que você tem na sua vida.
Pense nas seguintes questões:
Como relaciono essa meta com meus propósitos?
Como eu vou me sentir após conquistar essa meta?
Alguém tem expectativas a meu respeito que influenciam na minha motivação para alcançar essa meta?
Lembre-se: Você pode assumir uma meta que irá agradar e/ou favorecer mais pessoas, isso não é um empecilho, mas você jamais deve assumir uma meta sem a consciência do quanto ela é relevante para você.
Time-based /Temporal
Toda meta tem que ter um prazo máximo viável para ser realizada. Você já descreveu no primeiro tópico em que momentos você se dedicará a alcançar a meta para esclarecer como você vai cumprir a meta, porém agora você precisa se comprometer com uma prazo final aqui indica quanto tempo você tem para que o resultado seja mensurado e você constate se alcançou seu objetivo. A definição de um prazo final vai te ajudar a ter ritmo e quando necessário senso de urgência para realizá-la. Os prazos que você estabelecer podem ser flexíveis desde que realistas.
Pense nas seguintes questões:
Qual meu prazo final para realizar essa meta?
Quais prazos intermediários para que eu avalie meus resultados parciais? Você deve alinhar esses prazos com o tópico mensurável.
Eu posso ser flexível com prazos? Se sim, em quais circunstâncias? Estou sendo justo ao flexibilizar algum prazo?
Agora que explicamos a relevância sobre os aspectos do EU e de uma metodologia consistente no estabelecimento de um plano de metas, sugerimos que você dedique energia cumprindo as seguintes etapas:
PERCEPÇÃO DE SI MESMO – POR QUE VOCÊ QUER O QUE DESEJA?
É fundamental, você detalhar qual o sentido da meta que deseja estabelecer para a sua vida, como você se sente em relação a ela, quais emoções e pensamentos surgem em sua mente, como você acha que vai ser o caminho até conquistar o que deseja, se você percebe energia suficiente para persistir e enfrentar obstáculos e finalmente quem será você ao término do seu prazo com a meta alcançada ou não.
Pode parecer muito trabalhoso, mas não é! Somente quando temos coragem para sermos profundos em nossas escolhas é que conseguimos encontrar força interior e dedicar nossa energia trabalhando para que tudo flua na direção desejada. Quando nos colocamos diante de uma nova vivência imaginando como será esse caminho, você está acessando cenários que antecipam seus comportamentos frente a momentos felizes ou com necessidade de resolver problemas, isso será fundamental e te permitirá perceber se as metas que você está estabelecendo são realmente relevantes para a sua vida.
Após esse exercício você se sentirá mais seguro para decidir quais metas são significativas para você.
PLANEJAMENTO CONSISTENTE DE METAS – COLOQUE O S.M.A.R.T EM PRÁTICA
Planeje, escreva e registre suas metas utilizando cada etapa da metodologia S.M.A.R.T. apresentada nesse conteúdo. Seja específico e bem detalhista para garantir que todas as informações importantes estejam no seu radar e seu poder de realização esteja instalado.
Aproveite cada etapa dessa jornada! Ao passar por cada etapa você tem a oportunidade de reencontrar questões do seu verdadeiro EU e perceber a pessoa que você poderá se tornar.
Caso você tenha dúvidas ou queira conhecer ferramentas que podem te apoiar na definição das suas metas nos contate pelo e-mail ceres@mundo.ceres.com.br ou direct no instagram @mundo.ceres