De onde ela vem?
A emoção é o resultado dos seus sentimentos e das suas sensações.
Como assim?
Quando você sente algo você está tendo uma reação vinda do seu interior, das suas crenças, dos seus valores. Já a sensação é o que sentimos fisicamente, uma contração muscular, uma gargalhada…
Sabe quando ficamos vermelhos quando ficamos tímidos? Quando falam de nós ou nos elogiam? Seu corpo está refletindo o que você sente.
É a emoção que te ajuda a interpretar o que está em equilíbrio com VOCÊ, para que você aceite ou rejeite algo.
Quem se conhece pouco, tende a confundir sensação com sentimento e vice-versa. O que contribui muito para nosso próprio caos, afinal, qual é o resultado de quando a gente se emociona? Nossas ações.
Como anda a sua emoção, hein?
reflexo do interno e externo, e vendo pelo lado racional (né?) Podemos definir ela como o resultado das nossas sensações e dos nossos sentimentos. Que tal entender na pratica?
Algo vai contra o que você acredita, é injusto, esse é o seu sentimento, seu corpo contrai e você expira, essa é a sua sensação, junte isso e sua emoção aparece, em forma de raiva, frustracao, tristeza e assim por diante.
É a emoção que ajuda você a equilibra
Texto Instagram:
Vamos separar emoções em duas categorias: sensação e sentimento.
A sensação está no que você consegue perceber no corpo, o que você sente, assim seu exterior.
O sentimento está ligado ao que você percebe em sua essência como valores, crenças e intuição. Isto é seu interior.
Parece complexo, mas não é. A emoção identifica o que vibra em desarmonia em você, tanto fora quanto dentro. Te ajuda a interpretar o que está em equilíbrio para que você aceite ou rejeite algo. Exemplos:
Externo: Dor física você pode rejeitar, prazer aceitar.
Interno: Rejeite conceitos de escravidão e aceite os de liberdade.
Claro que existem situações mais complexas, nas quais somente pessoas com percepções mais desenvolvidas podem distinguir. Essas pessoas tem, provavelmente, a personalidade mais madura.
Quem se conhece pouco, tende a confundir sensação com sentimento e vice-versa. Como anda a sua, hein?
Texto Original: Na maioria dos casos, só com ação interior pode-se ajustar desequilíbrios no exterior. E com ação exterior ajustar o interior. Esta relação forma o bordado de sua personalidade.
Ah… Lembrando que sensação acontece no exterior! No corpo. Corpo já é sua parte externa, manifestada fisicamente.
O seu interior é onde reside sentimentos, intelecto e espiritualidade.
Onde está a Emoção?
A ideia é conceituar as características da emoção. Assim vamos tratar de forma racional! Hahahaha…
Vamos separar emoções em duas categorias, sensação e sentimento.
Você utiliza a percepção para reconhecer as duas.
A sensação está no que você consegue perceber em seu do corpo, o que você sente, assim seu exterior.
O sentimento está ligado ao que você percebe em sua essência como valores, crenças e intuição, isto é seu interior.
Parece complexo, mas não é. A emoção tem estas duas faces para cumprir sua função, que é a de identificar o que vibra em desarmonia para você, tanto fora quanto dentro. De outra maneira, a emoção tem uma parte externa e outra interna para te permitir interpretar o que está em equilíbrio para que você aceite ou rejeite algo. Exemplos:
Externo: Dor física você pode rejeitar, prazer aceitar.
Interno: Rejeite conceitos de escravidão e aceite os de liberdade.
Claro que nestes exemplos, é fácil para todos perceberem as diferenças, mas tem situações mais complexas, nas quais somente pessoas com percepções mais desenvolvidas podem distinguir. Essas pessoas tem, provavelmente, a personalidade mais madura.
Quando as pessoas se percebem pouco, tendem a confundir sensação com sentimento e vice-versa.
Para entender melhor a diferença entre seus sentimentos e suas sensações recomendo a meditação e entender melhor suas motivações. Ingredientes que ajudam muito no amadurecimento de quando evolui por suas camadas de personalidade.
PS.: Alguns autores confundem as duas características da emoção, espero que você consiga diferenciar melhor agora. E também perceber que boa parte das brigas insanas que vemos por aí são causadas por confundir as duas faces da emoção.